• Saiba como evitar e controlar a compulsão alimentar
    23/03/2016

    compulsão alimentar é gerada pela ansiedade e é um obstáculo comum para quem quer perder peso. Ela pode ser provocada pelo desequilíbrio de alguns neurotransmissores como a dopamina e a serotonina, responsáveis pela sensação de prazer, bem-estar e recompensa.

    Pesquisas mostram que quem sofre de compulsão alimentar apresenta atividades semelhantes nas mesmas regiões cerebrais que os dependentes do álcool e drogas, por isso a vontade de comer é incontrolável na maioria das vezes.

    O estresse pode intensificar o quadro, já que ele diminui a produção de dopamina e endorfinas. Por isso é importante fazer o possível para controlá-lo.

    Pessoas obesas têm ainda mais dificuldades para controlar a compulsão graças à resistência à ação da leptina, hormônio responsável pela saciedade, que compromete o mecanismo da recompensa, gerando a necessidade de mais e mais ingestão calórica.

    COMPULSAO

    Para evitar e controlar a compulsão, as dicas são:

    – Mantenha–se hidratado! A região cerebral que controla a sede é a mesma que controla a fome. Por isso, os sinais podem ser confundidos facilmente, gerando a vontade de comer quando um copo de água é a solução.

    – Evite o açúcar! Ele aumenta a liberação de dopamina, por isso gera a sensação de prazer e aumenta a liberação de grelina, responsável por estimular a ingestão alimentar, gerando o ciclo vicioso que a gente já conhece: quanto maior a ingestão de doces, maior será a vontade de comer mais doces.

    – Não pule refeições. Este hábito altera a glicemia e provoca mais compulsão na refeição seguinte.

    – A prática de atividades físicas melhora fatores relacionados à compulsão, pois reduz o estresse, auxilia a liberação de hormônios associados ao prazer e à sensação e bem estar e controla os níveis de glicose e insulina. Após 30 minutos de atividade física, ocorre a redução de grelina, que estimula o apetite, e aumenta os níveis de neuropeptídios, que aumenta a saciedade, e assim a vontade de comer diminui.

    – Cuide do seu intestino! O intestino atua na regulação de neurotransmissores e é o principal local de absorção de nutrientes, por isso precisa estar saudável!

    Invista em alimentos que ajudem a controlar a ansiedade!

    comp2

    • Grão de bico: rico em fibras, magnésio (atua como co-fator para a produção de serotonina), triptofano (fundamental para formação de serotonina) e vitaminas do complexo B;
    • Banana: fonte de triptofano e cromo (metabolismo da glicose);
    • Lentilha: fonte de fibras, triptofano e vitaminas do complexo B;
    • Castanha: fonte de triptofano, gorduras poli-insaturadas, que dão saciedade, e ótimas para associar a frutas, para controlar a absorção da glicose e a liberação da insulina;
    • Tâmara: fonte de cromo, envolvido no metabolismo da glicose, ótima para controlar a vontade por doces. Rica em vitamina B5, que proporciona efeitos tranquilizantes e relaxantes;
    • Abacate: fonte de gordura monoinsaturada, rico em magnésio e auxilia no controle do cortisol, o hormônio do estresse;
    • Chás: a L-teanina presente nas folhas de chá verde, apesar da cafeína contida nele, tem um efeito profundamente relaxante, com efeitos até oito horas.

    Por uma vida mais controlada para vivermos mais felizes com a saúde e com a aparência do nosso corpo!

    Fonte:
    Dra Patrícia Davidson Hayat

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>