• Receitas funcionais – Brigadeiro de Chickpeas
    24/07/2013

    Prestar atenção naquilo que comemos é muito mais importante do que se preocupar apenas com as calorias ingeridas. Daí o interesse cada vez maior das pessoas nos alimentos funcionais – aqueles que, de alguma maneira, contribuem para o bom funcionamento do organismo.

    Já conhecia o super chef Marcelo Facini de nome, pela sua fama de ser expert com o que há de melhor na gastronomia funcional – o casamento entre a alta gastronomia e a nutrição funcional.

    Foi no final de semana funcional organizado pelo Ponta dos Ganchos, um dos resorts mais exclusivos do Brasil que o conheci pessoalmente, tive a oportunidade de saber mais sobre o assunto e saborear as receitas elaboradas pelo Marcelo, consultor e coach de saúde e bem-estar, e pela nutricionista Marilia Cremonezi, especializada em nutrição funcional. Eles mostraram que é possível sim, explorar texturas, sabores e formas dos alimentos sem que eles percam seus nutrientes e vitaminas.

    Acabei ficando amiga do Marcelo e foi aí que tive a ideia de convidá-lo para ter uma coluna semanal no meu site, onde ele passará sempre receitas deliciosas e super saudáveis!

    gastronomia-marcelo-facini-brigadeiro-chickpeas

     

    Quem vive meio down, blue, pra-baixo, sem motivo aparente, poderia mudar de humor se começasse a utilizar o grão de bico (chickpeas) em suas refeições com mais frequência.

    Ele é fonte de ferro, carboidratos e proteínas. Mas o que ele tem de muito bom é o chamado triptofano, que aparece em grandes quantidades. Essa substância é usada pelo organismo para a produção de serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão sensação de bem-estar, satisfação e confiança.  Imagine ter tudo isto de bom e ainda na forma de brigadeiro?

    Ingredientes:

    2/4 de xícara de chá de óleo de coco

    1 xícara de chá de farinha de grão-de-bico

    1 xícara de chá de leite de amêndoas*

    ½ xícara de chá de açúcar demerara

    2 colheres de sopa de cacau orgânico

    1/3 xícara de chá de amêndoas trituradas

    ½ xícara de chá de cacau (70%) em lascas orgânico

    1 colher de chá de cardamomo moído

    Modo de preparo:

    Em uma panela rasa, aquecer o óleo de coco e acrescentar a farinha de grão-de-bico em fogo brando mexendo até começar a dourar. Acrescentar o açúcar demerara e as amêndoas trituradas e continue misturando. Adicione o leite de amêndoas e o cardamomo e misture até obter uma massa consistente que desgrude da panela.

    Retirar da panela e distribuir em uma tabua de vidro ou mármore. Deixar esfriar. Fazer pequenas bolinhas (ou outros formatos se quer diminuir a compulsão alimentar…rs) passando-as no cacau em lascas. Levar ao freezer por pelo menos uma hora. Servir gelado.

    Substituições:

    *Para o leite de amêndoas: leite de arroz, leite de amêndoas, leite de coco, leite de macadâmia, leite de soja, leite de painço, etc

    Para as amêndoas: castanha do Pará, avelãs ou nozes

    Chef MARCELO FACINI
    Consultor em Gastronomia Funcional e Coach de Saúde e Bem-estar
     
    Executivo com MBA em Finanças Corporativas e em Marketing pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV) e autor do livro Um Brinde à Saúde. Sem glúten e nem lactose, POR FAVOR!, Marcelo Facini deixou de lado seu trabalho corporativo em multinacionais para seguir sua paixão: a culinária. Estudou nas mais prestigiadas escolas de gastronomia do mundo, como a The Cordon Vert (Reino Unido), onde se especializou em gastronomia vegetariana,a Le Cordon Bleu (Estados Unidos) e a Ecole RitzEscoffier (França). Também fez cursos de cozinha indiana nos EUA e tailandesa no Brasil. Possui certificadosem Personal e Professional Coach, pela Sociedade Brasileira de Coaching no Brasil, e em Health and WellnesCoach, pela Real Balance Global Wellness Services EUA. Marcelo Facini trabalhou como diretor geral e consultor da VP Consultoria Nutricional e atualmente é proprietário da consultoria Annibale & Facini (http://www.annibalefacini.com) onde ministra cursos de gastronomia funcional e cria e adapta menus funcionais para restaurantes, hotéis, spas, cafés, etc.

Comentários
  1. Bruna Zuch disse:

    Hmmmm… Que delicia! A farinha de grão-de-bico eu encontro pronta? Ou tem alguma forma para que eu possa faze-la? Obrigada!! Bjs

    • Olá, pode encontrar pronta sim em alguns supermercados ou em zonas cerealistas ou fazer a sua se tiver um Thermomix ou um Vitamix. Deste modo conseguirá fazer todas as suas farinhas.;)

  2. Alessandra disse:

    Adorei a receita!!!

  3. Adriana disse:

    Olá Marcelo,
    Para fazer a receita da farinha de grão de bico em casa devo hidratar os grãos por uma noite e após desprezar a água e secá-los com um pano, bater em um processador ou liquidificador bem potente?
    Há outra maneira?
    Desde já agradeço, estou adorando suas receitas funcionais super deliciosas!!!

  4. Como posso a farinha de grão-de-bico? Sou admiradora do seu trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>