• Receitas funcionais – Beet Cupcake
    30/07/2013

    Essa receita é um espetáculo!

    Devorei meu cupcake no café da manhã do final de semana funcional com o chef Marcelo em Ponta dos Ganchos.

    E para a minha sorte, tivemos uma aulinha de culinária à tarde e uma das receitas era…. Bingo!

    Por favor façam e me contem o que acharam… Prometo que é de comer rezando!

    marcelo-facini-carol-buffara-beet-cupcake

    A Beterraba – doce amiga

     Auxilia no sistema imunológico, na redução da pressão arterial, na melhora a concentração, além de ser rica em potássio, é fonte de vitamina C e magnésio. Devido a sua coloração natural, possui substâncias antioxidantes, agindo contra o envelhecimento.  Alguns estudos mostram que a beterraba pode ser um importante auxiliar na dieta de atletas, pois além de ser uma ótima fonte de energia, melhora a circulação sanguínea. No entanto, pessoas com problemas renais devem consumir com moderação, principalmente na forma crua em sucos, pois por possuir muito oxalato, uma das substancias responsáveis pelas doloridas e famosas pedras nos rins – “pessoas sem problemas renais também não podem esquecer de seguir a recomendação de ingestão de água, são no mínimo 2 litros por dia” comenta a Dra. Marília Cremonezi. Por isso a importância de os atletas terem um acompanhamento de um nutricionista funcional e esportivo. Para adquirir um vegetal de qualidade, verifique se a beterraba não tem rachaduras nem manchas, e se tem a cor intensa e tamanho pequeno ou médio. Esses cuidados garantem melhor preservação dos nutrientes, mais sabor e maciez.

    Ingredientes:

    3 ovos orgânicos
    1 colher (chá) de essência de baunilha
    1/2 xícara (chá) de açúcar demerara
    2 beterrabas médias cruas cortadas
    ½ xícara (chá) de óleo de coco
    1½  xícara (chá) de leite de soja
    Mix de frutas vermelhas (amora, mirtilo, morango, framboesa, groselha, etc)
    2 xícaras (chá) de farinha de arroz
    2 colheres (sopa) de farinha de linhaça moída
    1 colher (sopa) rasa de fermento em pó

    Modo de preparo:

    Bata as claras em neve e adicione a essência de baunilha. Reserve;
    No liquidificador, bata as gemas, o açúcar mascavo, as beterrabas, o óleo de coco e o leite de soja;
    Em uma vasilha, despeje a massa e acrescente a farinha de arroz, a farinha de linhaça o fermento em pó misturando até formar uma massa homogênea e líquida. Adicione as claras em neve mexendo suavemente para manter a massa aerada;
    Coloque em forminhas de papel para cupcakes ou em forma especiais para muffins. Despeje a massa e leve ao forno em temperatura de 185°C por aproximadamente 25 minutos ou até que estejam assados. Depois de prontos e frios, colocar sobre cada um deles o mix de frutas vermelhas.

    Possíveis substituições:

    – leite de soja por: leite de arroz, leite de macadâmia, leite de amêndoas, leite de painço, leite de coco
    – beterrabas por: cenouras
    – fermento em pó por: cremor tártaro

    Rendimento: 30 cupcakes

    Chef MARCELO FACINI
    Consultor em Gastronomia Funcional e Coach de Saúde e Bem-estar
     
    Executivo com MBA em Finanças Corporativas e em Marketing pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV) e autor do livro Um Brinde à Saúde. Sem glúten e nem lactose, POR FAVOR!, Marcelo Facini deixou de lado seu trabalho corporativo em multinacionais para seguir sua paixão: a culinária. Estudou nas mais prestigiadas escolas de gastronomia do mundo, como a The Cordon Vert (Reino Unido), onde se especializou em gastronomia vegetariana,a Le Cordon Bleu (Estados Unidos) e a Ecole RitzEscoffier (França). Também fez cursos de cozinha indiana nos EUA e tailandesa no Brasil. Possui certificadosem Personal e Professional Coach, pela Sociedade Brasileira de Coaching no Brasil, e em Health and WellnesCoach, pela Real Balance Global Wellness Services EUA. Marcelo Facini trabalhou como diretor geral e consultor da VP Consultoria Nutricional e atualmente é proprietário da consultoria Annibale & Facini (http://www.annibalefacini.com) onde ministra cursos de gastronomia funcional e cria e adapta menus funcionais para restaurantes, hotéis, spas, cafés, etc.

     

     

Comentários
  1. Joana disse:

    Ola,

    voce nao mencionou no modo de preparo o momento em que adicionamos as frutas.

    bjs

    • Carol disse:

      Oi Joana!!!

      Resposta do Marcelo: “O mix de frutas vermelhas pode ser comprado pronto ou voce pode preparar o seu: junte as frutas vermelhas que desejar (geralmente acha-se congeladas), coloque com um pouco de água e leve ao fogo brando. Acrescente açúcar se desejar. Virará uma calda espessa e com pedaços. Pronto!”

      Beijos,

      Carol

  2. Drica disse:

    Esse mix de frutas nao precisa de nenhuma preparacao? Sao as frutas secas mesmo ou se faz alguma coisa pra ficarem mais molhadinhas tipo uma calda?

    • Carol disse:

      Oi Drica!

      Resposta do Marcelo:

      “O mix de frutas vermelhas pode ser comprado pronto ou voce pode preparar o seu: junte as frutas vermelhas que desejar (geralmente acha-se congeladas), coloque com um pouco de água e leve ao fogo brando. Acrescente açúcar se desejar. Virará uma calda espessa e com pedaços. Pronto!”

      Beijos,

      Carol

  3. renata disse:

    o que é cremor tártaro ??

    • Carol disse:

      Oi Renata,

      Resposta do Marcelo:

      “O Cremor Tártaro é o mesmo que bitartarato de potássio, também chamado hidrogeno tartarato de potássio . É um subproduto da fabricação de vinho. O bitartarato de potássio é usado em alimentos para:
      Estabilizar claras de ovos, aumentando sua tolerância ao calor e seu volume;
      Prevenindo que xaropes de açúcar cristalizem;
      Reduzindo a descoloração de hortaliças em que passem por cozimento em água fervente;
      Em frequente combinação com bicarbonato de sódio (o qual necessita um ingrediente ácido para ativar-se) em formulações de “fermento químico”.
      Comumente usado em combinação com cloreto de potássio em substitutos de sal isentos de sódio.”

      Beijos,

      Carol

  4. Juliana disse:

    Olá Carol!!! Fiz esse bolo, e sinceramente é de comer rezando de tão ruim q é, rsrs. A receita é essa mesmo??? Pq fiz igualzinho, sem tirar e nem por nada mais e ficou gosto péssimo. E olha q adoro receitas funcionais, mas essa não deu certo. Bjsss

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>