• Healthy kids!
    20/04/2016

    Como vocês sabem Maria Júlia chegou essa semana, mas nessa reta final antes dela chegar minhas preocupações e curiosidades ficaram cada vez maiores nesse assunto! Vi no site da Dra Patrícia Davidson essas informações sobre o que não incluir na alimentação de crianças até 2 anos e gostei!

    saudavel

    Muitos alimentos são contraindicados antes dos 2 de anos de idade devido à presença de contaminantes ou pela grande quantidade de açúcar, sal, conservantes, corantes, aditivos químicos, gorduras ruins e outros componentes.

    Como o organismo da criança ainda não é apto a receber estas substâncias, o risco de rejeições como alergia, diarréia, eczemas e agitação aumenta consideravelmente.

    O uso de sal e açúcar após os 2 anos deve ser equilibrado para reduzir o risco de doenças crônicas na vida adulta como obesidade, diabetes e hipertensão. Além disso, o paladar dos pequenos não deve se acostumar a alimentos industrializados pois assim a tendência de rejeição será aos alimentos naturais como frutas e verduras.

    Temos ainda os alimentos que são ofertados à crianças com a ilusão de serem saudáveis, mas não são:

    MEL: pode estar contaminado pela Clostridium Botolinum, que por sua vez pode causar o fechamento de glote e consequentemente um quadro de asfixia. Apesar de ser um caso raro, não indicamos o consumo pois o sistema imunológico ainda nao está preparado para combater a bactéria.

    Achocolatado: é um produto extremamente artificial no qual o chocolate passou longe! Ainda contém alto teor de açúcar e conservantes, o que pode viciar o paladar da criança em sabores muito doces e resultar em diabetes no futuro.

    Refrigerantes: são uma bomba de açúcar para a criança e podem causar lesão da mucosa gástrica devido à sua acidez, além de reduzir a absorção de nutrientes importantes para o crescimento e desenvolvimento.

    Gelatina: é rica em corantes, adoçantes, açúcar e conservantes. Podem causar alergia, excesso de peso e viciar o paladar em sabores muito doces.

    Embutidos (presunto, salsicha, linguiça): ricos em gorduras, glutamato monossódico, corantes, aditivos e substâncias químicas cancerígenas. Se são péssimos para qualquer pessoa, quem dirá aos pequenos!

    Salgadinhos/biscoitos recheados: bombas de sódio, corantes, gordura e açúcar. Opte por biscoitos simples, sem corantes, com a menor quantidade de ingredientes possível. Faça cookies caseiros! As crianças adoram e são muito mais naturais e saudáveis!

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