• Será que meu filho come direito?
    20/12/2016

    Recentemente começei a introduzir alimentos na rotina da Maria Júlia, apesar de me manter firme com a amamentação.E vi esse artigo no Site da minha nutricionista Dra Patricia Davidson Haiat e resolvi compartilhar com vocês!

    Espero que gostem!
    AL
    criança entre dois e sete anos incompletos está em fase pré-escolar, caracterizada pela estabilização do crescimento estrutural e do ganho de peso. Esta é a fase em que mais se desenvolve a capacidade de selecionar os alimentos através do sabor, cor, experiências sensoriais e texturas. Essa escolha dos alimentos sofre influência direta dos hábitos alimentares da família. As crianças observam e imitam os pais, cuidadores e outras pessoas em suas escolhas.

    A recusa a experimentar novos alimentos também é bem comum nessa fase, por isso é muito importante ter paciência e compreensão. Há ainda uma redução na necessidade energética quando comparada a bebês de zero a dois anos.

    Já a fase escolar é contemplada por crianças de 7 a 10 anos incompletos. Aqui, temos um maior crescimento com consequente aumento das necessidades nutricionais, pois há uma alta demanda energética devido à intensa atividade física e mental. É comum que a criança fique com o apetite aumentado, pois ela passa a ter um alto gasto energético. Por isso é importante reforçar a importância de uma alimentação saudável e equilibrada com a família.

    Por fim, mas não menos importante, a adolescência se estende dos 10 aos 20 anos. Ela engloba diversas mudanças, tanto físicas, quanto mentais. A estatura aumenta, a maturação sexual, modificações corporais, sociais e emocionais acontecem. Com tantas transições é fundamental que a alimentação contemple alimentos ricos em nutrientes tais como: proteína, zinco, ferro, cálcio, vitamina D, gorduras boas e fontes de energia saudáveis (frutas, raízes, cereais integrais, leguminosas) para que desenvolvimento aconteça de forma saudável.

    Que cada fase tenha sua devida rotina alimentar para uma longevidade saudável! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>