• Obesidade Infantil: Epidemia Mundial
    24/07/2017

    Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade infantil já se tornou uma epidemia que acomete crianças de diferentes faixas etárias. Se obeso na infância, maior o risco do aparecimento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias e doenças cardiovasculares quando adulto.

    O quadro é reflexo do comportamento do consumidor atual, que ainda compra falsa praticidade dos fast foods e de toda a sua família, que incluem bebidas açucaradas como refrigerantes, sucos de caixinha, guaraná natural e alimentos industrializados como um todo.

    O consumo energético excessivo ainda anda lado a lado com o sedentarismo precoce, que é impulsionado pelo mundo virtual. Enquanto a diversão das gerações infantis anteriores incluía corridas e saltos com o desgaste energético necessário, hoje ela resume-se a tablets e celulares.

    É possível reverter o quadro de forma divertida e inclusiva. Convidem seus filhos para uma experiência sensorial de cores e sabores enquanto preparam a lancheira do colégio! As receitas a gente te dá:

     

    Smoothie de Frutas ^C59EC3D531E1AF858C17B33A112F15786F128653DF75B54955^pimgpsh_fullsize_distr

    1 banana congelada + 5 morangos congelados + 100 ml de água.

    Bata os ingredientes no liquidificador, coloque em uma garrafinha térmica e está pronto!

     

     

    Bolo Delícia de Banana 
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    4 bananas maduras + 4 ovos + 2 col de sopa de açúcar de coco + ½ xícara de oleo de milho ou girassol + 1 pacote de aveia sem glúten ou quinoa em flocos + 1 col de sopa de fermento em pó + castanhas do Pará picadas.

    Misture todos os ingredientes no liquidificador, coloque em forma grande ou forminhas individuais de silicone untadas com óleo e aveia, e leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos.

    Bisnaguinha de Batata Baroa 

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    200 g de baroa + ½ xícara de polvilho doce + ½ xícara de polvilho azedo + 1 ovo inteiro + 1/3 de xícara de oleo de milho ou girassol ou de coco + 1 pitada de sal + orégano a gosto.

    Amasse a batata baroa com um garfo até ficar um purê, adicionar o ovo, óleo, os 2 polvilhos e os temperos. Sove a massa até que ela desgrude das mãos. Faça bolinhas e modele para ficar mais comprida, no formato de bisnaguinha. Coloque em forma untada e leve a forno pré aquecido. Deixe assar em forno médio (180º) por 20 a 30 minutos. Pode rechear com geléia de fruta, queijos magros, ovo mexido, pastinha de frango caseira. É só usar a imaginação!

     

    Salada de Frutas Divertida

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    Após higienizar as frutas, utilize forminhas próprias para cortar as frutas em formato de flor, carrinho, estrela, bichinhos etc. Sugestão de frutas: maçã, melão, melancia, kiwi. Pra deixar ainda mais colorido e saboroso, adicionem uva, laranja, banana, morango.

    Levar as crianças para a cozinha durante o preparo dos lanches é essencial para desenvolver a consciência do consumo e o gosto pela alimentação de verdade. Aproveitem!

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