• Arrumando a mala da maternidade!
    17/03/2016

     

    Quem me acompanha sabe que estou contando com a ajuda da a Chris, do @mariasdachris, que foi quem me ajudou desde o enxoval em Miami, até a organização do quartinho, e inclusive no tema do post de hoje: Arrumando a mala da maternidade da Maria Julia!

    Eu já havia pesquisado na internet sobre esse assunto, mas nenhum post era completo… Foi ai que convenci a Chris a compartilhar sua poderosa lista com todas as leitoras aqui do blog! (Yeay!)

    Com as palavras, Chris, do @mariasdachris:

    “Conforme o fim da gravidez se aproxima, uma das tarefas mais importantes (e deliciosas!) com a qual a futura mamãe se depara é a organização da mala do bebê para a maternidade.

    Particularmente, eu senti um enorme prazer em realizar essa tarefa! A cada peça que separava já imaginava minha filhinha em meus braços vestindo ela. Conseguia sentir seu cheiro…

    Devido a pouquissíma diferença de idade entre minhas Marias, a caçula obviamente acabou herdando o armário inteiro da mais velha. Contudo, fiz questão de escolher roupinhas de maternidade novas e bem diferentes para a chegada da Maria Gabriela.

    E agora, estou tendo a oportunidade de realizar essa tarefa deliciosa pela terceira vez, ajudando a Carol a fazer a malinha de maternidade da Maria Julia.

    mala1

    Aqui vão algumas dicas para facilitar a vida das mamães e ajudá-las a não esquecer nada na hora “H”:

    1. É melhor se adiantar. O ideal é que você comece a pensar sobre este assunto por volta do sétimo ou oitavo mês de gestação. É melhor se adiantar na preparação da mala do bebê (e da sua, claro!) do que correr o risco de não ter tudo pronto caso haja algum imprevisto, né?
    1. Converse com a maternidade sobre os itens de higiene. Alguns locais oferecem fraldas, creme anti-assaduras, sabonete neutro para o período em que o bebê está sob seus cuidados, enquanto outros solicitam que a mãe os traga de casa. Para não levar itens desnecessários, procure saber direitinho com a maternidade o que você precisará levar.
    1. Sobre a “mala” em si. Apesar de existirem lindas malinhas próprias para a maternidade, como essa maravilhosa que a Carol escolheu pra Maria Julia, da Master Bag Baby, com várias divisões que facilitam bastante a organização dos itens do bebê, você também pode usar uma malinha de mão comum.

    mala2

    1. Organize as roupinhas em kits, dentro de saquinhos. Isso facilita bastante, pois as trocas de roupas já ficam programadas. Após o nascimento, o bebê normalmente permanence na maternidade por dois ou três dias. E como há, em média, duas trocas de roupa por dia, recomenda-se levar 6 kits.
    2. Para ficar mais fácil e não esquecer nenhum item, vamos começar de baixo para cima, ou seja, dos pezinhos até a cabeça. Então, cada kit deve conter:

      UNDERWEAR (roupinha para usar “por baixo”)

      1 par de meias RN (independente da estação do ano que o bebê nasça)

      1 culote RN (que nada mais é do que uma calça de algodão com pé. Em alguns lugares o culote também é chamado de mijão ou calçudo).

      1 body de malha RN (que pode ser com gola ou sem gola, dependendo da roupa, pois algumas roupinhas já vêm com a gola embutida. O body mais usado é o de manga longa, mas se o bebê nascer num lugar extremamente quente ou no auge do verão, recomenda-se que o body seja de manga curta.)

      mala3

      ROUPINHA

      1 macacão ou vestido de linha/tricot ou algodão RN (os de tricot são os mais comuns. Contudo, para os bebês que nascem no verão, existem opções mais frescas de roupinhas 100% algodão que “imitam” tricot e são tão lindas quanto). As roupinhas, manta, vira manta, fraldas e acessórios que a Carol escolheu para a Maria Julia são todas da Loja BK Home!

      1 manta (não é necessário levar uma manta para cada kit. Você pode ter umas duas ou três mantas em cores neutras que combinem e possam ser usadas com mais de uma roupinha).

      1 vira manta (que deve ser colocado entre a manta e o bebê, para que não fique encostado na lã diretamente. Hoje em dia o vira manta perdeu sua utilidade, já que quase todas as mantas são anti-alérgicas. Eu só tive porque as Marias herdaram os meus. Contudo, não posso negar que fica lindo quando usado com o body com a golinha combinando).

      ACESSÓRIOS

      – Lacinhos (combinando com cada roupinha, no caso das meninas)

      2 fraldinhas de boca

      1 fralda de ombro

      OUTRAS COISINHAS MAIS

      6 saquinhos organizadores para guardar todos os itens citados acima. (Algumas lojas dão a opção de gravar as iniciais do bebê nos saquinhos, que normalmente, são de organza, tule ou plástico transparente. Mas você também pode aproveitar os próprios saquinhos de outras peças do enxoval que já tenha adquirido, como os da roupa de cama, por exemplo, e usá-los para montar os kits de maternidade).

      2 ou 3 macacões de algodão RN (alguns bebês podem ter alergia a tricot e estes macacões de algodão também podem ser usados à noite, para que o bebê durma mais confortável).

      – Gorros ou toucas (os bebês perdem muito calor pela cabeça, por isso é bom levar uns gorrinhos)

      – 2 pares de luvas (recém-nascidos normalmente nascem com as unhas grandes e podem se arranhar),

      – Escova ou pente de cabelo

      – Chupeta (é opcional. A maioria dos bebês não “pegam” chupeta nos primeiros dias e não vale a pena insistir).

      Estes foram os kits que montamos, com muito carinho, para a malinha da Maria Julia:

      O SIGNIFICADO DAS CORES DAS ROUPINHAS E O DIA PARA USÁ-LAS

      – No primeiro dia de vida usa-se o amarelo, que representa saúde e prosperidade.

      – No dia de ir embora pra casa, ou seja, na saída da maternidade usa-se o vermelho, que representa proteção.

       

      Bom, acho que é só! Espero que depois de todas essas informações e esclarecimentos (rsrsrs) você se sinta mais segura e curta bastante estes últimos momentos antes da chegada do seu bebê!

      Assim que arrumarmos a mala da mamãe Carol, venho aqui contar tudinho pra vocês!

       

      Malas: Master Bag Baby (aqui!)
      Roupinhas, mantas, fraldas e acessórios: Loja BK Home (aqui!)
      Cabides de pérolas – Belle Baby (aqui!)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>