• Corpo saudável, pele saudável
    15/05/2015

    É possível  treinar diariamente e ficar com a pele saudável?  Mais uma vez recorri à minha dermato querida Dra Graça Silveira para nos ajudar a tirar todas essas dúvidas! Vamos lá!

    Fazer atividade física é extremamente saudável e o organismo só tem a ganhar com isso. No entanto, é preciso saber proteger a pele e cabelos, que em decorrência dos treinos, ficam mais expostos À radiação  solar, umidade provocada pelo suor, água salgada e cloro.

    Dicas para treinar e manter a pele bonita e saudável:

    treinos

    O cuidado com esses itens de proteção, deve ter a mesma importância da escolha do seu tênis. Ninguém se exercita sem tênis, e ainda, um tênis errado vai causar problemas sérios envolvendo ossos, músculos e tendões.

    Pré – treino

    1.  Recomendo o uso de dois tipos de filtro solar para treinos ao ar livre.  O primeiro filtro a ser passado deverá ter FPS 30 ou 50. Devem conter na sua composição princípios ativos que sejam resistentes À degradação pela luz, sendo mais estáveis durante todo o treino. O Mexoryl SX ou a Avobenzona são representantes desse grupo e estão presentes em filtros como o Anthelios Sx (La Roche-Posay); Capital Soleil (Vichy); Genefique Sôleil (Lancôme);  Solar Expertise (Loreal). A segunda camada deve ser de um filtro solar físico, tendo na sua composição o Dióxido de Titânio e o Óxido de zinco, como o Neutrogena Sport Face; o Sheer Physical UV defense (Skinceuticals); Photoage Mineral Color (Dermage) . Esse tipo de filtro vai fazer uma barreira física contra a radiação solar. Tem versões desses filtros com cor, se preferir.

    Não esquecer: a quantidade de filtro no rosto por vez é de uma colher de chá. Recomendo ainda o uso de bonés e viseiras. Reaplicar o filtro a cada duas horas.

    No corpo, aplicar nas áreas expostas tais como colo, braços, e pernas. Se quiser, escolha os filtros em spray, que são mais fáceis de espalhar.
    A quantidade: braços e antebraços: uma colher de chá para cada lado; coxas e pernas: duas colheres de chá para cada lado.

     Pós – treino

    Lavar o rosto com seu sabonete habitual e aplicar os produtos da sua rotina. Feito isso, vem o filtro solar, que nesse momento pode ser um produto mais levinho e com FPS 30. Poder ser um BB cream, uma base com filtro ou um pozinho com FPS.

    No corpo, se não suportar hidratantes cremosos, use pelo menos os hidratantes de banho com enxágue, como os Nívea, por exemplo.

    O Suor

    Para treinar prefira roupas de algodão que absorvam o suor, ou os tecidos chamados  dry fit, que facilitam a evaporação do suor. Algumas pessoas podem ter sensibilidade ao suor. Nesses casos, ao término do treino um bom banho frio aliado à aplicação de talcos calmantes líquidos ajudam bastante ( Amilia).

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