• PATHELU

    Ingredientes

    150g de grão de bico cozido (deixado de molho por pelo menos 12h)

    3 talos de alho poró (parte branca) em finas rodelas

    1 cenoura ralada

    1 cebola picadinha

    ½ colher de chá de tempero completo orgânico

    4 colheres de sopa de farinha de linhaça

    4 colheres de sopa de farinha de amêndoas

    1 colher de chá de tahine

    1 colher de sopa de salsinha

    2 colheres de sopa de cebolinha

    2 colheres de sopa de semente de girassol (opcional)

    2 colheres de sopa de semente de abóbora (opcional)

    ½ colher de chá de sal

    pimenta do reino

    pitada de massala – especiaria indiana (opcional)


    Modo de fazer:

    Deixe o grão de bico de molho por pelo menos 24h; Cozinhe deixando bem molinho e escorra bem para tirar toda agua;
    Processe o grão de bico para que fique em forma de purê; Refogue com um fio de coco a cebola por aproximadamente 10 minutos em seguida adicione os legumes e a massala;
    Caso o grão de bico ainda esteja com agua coloque ele na panela para evaporar a agua e deixar a massa mais firme; Desligue o fogo e deixe esfriar;
    Misture os demais ingredientes com as mãos, acerte na farinha de linhaça caso precise deixar ele mais firme;
    Faça os formatos de hambúrguer, passe sobre a farinha de linhaça e grelhe em uma frigideira ou asse no forno pré-aquecido por aproximadamente 20 minutos;

    CEBOLAS CARAMELIZADAS

    3 cebolas grandes cortadas em rodelas finas

    1 colher de chá de manteiga ghee

    2 colheres de sopa de vinagre de maçã

    1 colher de sopa de melado de cana

    Modo de preparo: Coloque em uma frigideira as cebolas e a manteiga ghee. Refogue;
    Acrescente o vinagre de maçã e o melado e refogue até as cebolas dourarem e ficarem levemente crocantes.

    CHIPS DE BATATA DOCE

    Batata doce

    Sal e Temperos à gosto

    óleo de coco

    Modo de fazer:

    Corte a batata em fatias bem finas de preferência com o ralador;
    Pincele com óleo de coco;
    Espalhe as fatias de batata em um assadeira untada com óleo de coco sem deixar que uma fique por cima da outra;
    Polvilhe em pouco de sal e outros temperos caso deseje;
    Leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 10 minutos ou até que fiquem douradinhas.

    A necessidade da praticidade, o pedido incansável das amigas e uma busca por uma vida mais saudável foi a equação que levou Patrícia Helu a largar uma rotina de números e botões para se dedicar à cozinha.

    Hoje ela customiza cardápios, é uma personal chef de mão cheia, habitué de exercícios no parque, yoga e uma apaixonada pelo novo, inusitado e o desconhecido. Está sempre fazendo novos experimentos culinários, e é pelo instagram @patriciahelu – ou nas suas aulas individuais – que ela mostra como ninguém como deixar a vida mais incrível e saborosa, cheia de nutrientes e cores.

  • Na gravidez, o corpo feminino passa por grandes mudanças hormonais e metabólicas, que repercutem bastante na pele e nos cabelos. É um período delicado, principalmente durante o primeiro trimestre, quando a grávida fica vulnerável ao aparecimento de manchas, estrias, acne, celulite, varizes e ao aumento da quantidade de pelo. Toda grávida merece ter a melhor aparência possível, mas sem por em risco a saúde do bebê.  Costumo recomendar o uso de poucos produtos, porque é mais seguro.

    O cosmético realmente essencial para a gravidez  é o filtro solar! (De preferência sem nanopartículas, para não correr risco algum de absorção pela circulação sistêmica). Os estudos sao controversos e na dúvida, melhor não arriscar. O uso de filtro solar previne e controla o melasma, mancha muito comum na gestação, que surge no centro da face, nas bochechas, no queixo, na testa ou acima do lábio superior devido a alterações hormonais.

    GISE

    Recomendo às grávidas que não se automediquem, comprando cremes clareadores sem a orientação de um dermatologista. Produtos com hidroquinona (ativo clareado muito usado para tratar manchas) são contra-indicados. A grávida deve usar hidratantes no corpo todo para evitar a que a distensão da pele cause as terríveis estrias. É importante, porém, evitar os que tem ureia na fórmula, pois estudos não comprovam a sua segurança. Prefira o velho óleo de amêndoas ou produtos a base de manteiga de cacau ou manteiga de Karité.

    As espinhas podem aparecer ou piorar na gravidez. Para tratá-las, a niacinamida é o único produto tópico que prescrevo. Pode parecer bobagem, mas, com gestantes, sou muito conservadora e prefiro recomendar substâncias comprovadamente isentas de risco.

    Quanto a drogas comumente usadas para tratar acne (ácido salicílico tópico, peróxido de benzoílo ou eritromicina), estudos indicam que não acarretam riscos para o bebê. Mas como esses testes, obviamente, não foram feitos com gestantes – os resultados não puderam demonstrar a associação com o risco de má formação fetal – e prefiro não os recomendar.

    ácido retinoico, esse sim, é totalmente contra-indicado na gestação com base em estudos que mostraram alto risco de  má formação. Toxina botulínica, preenchimentos e peeling químicos também são proibidos pra grávidas. O mesmo acontece com a radiofrequência, muito usada contra celulite e flacidez. Essa tecnologia gera um grande aquecimento nas áreas tratadas, causando dilatação dos vasos, podendo levar a alterações na circulação sangüínea. Acredito que a maternidade também não e o melhor momento para esse tipo de preocupação.

    Quanto aos lasers, a maioria é segura, pois a penetração alcançada pelos equipamentos se restringe a epiderme e derme. Não há problema em fazer sessões de luz intensa pulsada ou laser de diodo para depilação, com exceção do abdômem. Já a drenagem linfática, feita por um bom profissional, alivia muito a retenção de líquidos e o inchaço.

    Durante a gestação, algumas mulheres experimentam um período de verdadeiro esplendor em seus cabelos. Para outras é uma fase terrível, com fios ressecados e quebradiços. A grávida precisa de muita cautela em relação a tinturas, alisamentos e luzes. Por precaução, nada disso deve ser feito no primeiro trimestre. Estudos evidenciam maior risco de tumores cerebrais no feto de grávidas expostas a essas substâncias.

    Após o nascimento, boa parte dos procedimentos pode ser retomada. Com exceção do uso do ácido retinoico tópico, que poderá irritar a delicada pele do bebe devido ao contato físico com a mãe.

    Dicas para o seu bebê:  a criança deve usar fotoprotetores com FPS superior a 15 a partir do sexto mês de vida. O ideal eh que o produto confira proteção contra os raios UVA E UVB. Opte por filtros físicos, que formam uma barreira a radiação solar. Procure no rótulo os ativos dióxido de titânio e óxido de zinco. Antes dos seis meses melhor usar outros tipos de fotoproteção. Um boné ou chapeuzinho e a cobertura do carrinho ou a sombra das árvores asseguram uma barreira a radiação. Sem falar no horário. Os banhos de sol devem ser muito cedo ou no final da tarde.

     

    Graça Silveira dermatologia

  • Para os fãs de carne, a novidade de Miami é o Bourbon Steak!! Fica no bonito Hotel Turnberry Resort, em Aventura.
    Restaurante sofisticado mas esportivo, à meia luz, e bem movimentado.

    BOURB
    O pão assado na hora e as batatas fritas crocantes que fazem parte do couvert são irresistíveis, dizem por aí que são as melhores batatas fritas da Florida!! Quem vai provar?! Eu passei!

    Com um atendimento gentil e solícito, costumava comer carne quando vinha aqui no Prime 112 e achei a carne do Bourbon Steak muito mais saborosa e o lugar bem mais legal também.
    Contato
    Turnberry Isle
    19999 West Country Club Drive
    Miami, FL 33180

    Tel: 786.279.6600

  • Muitas pessoas têm me perguntado quais alimentos eu restringi na minha alimentação durante a gravidez. Aproveitei a ajuda da Clinica da Dra Patrícia Davidson para compor o post:
    grav
    A Dra Bruna Albuquerque, que atende gestantes e crianças na clínica, sempre ressalta em seus atendimentos o quanto os estados nutricionais pré-gestacional e gestacional influenciam nas condições perinatais do bebê. Por isso é tão importante eliminar determinados alimentos do plano alimentar.

    1. Embutidos: contém alto teor de sódio, nitritos, nitratos, corantes e aditivos químicos, ou seja: rico em substâncias prejudiciais à saúde;

    2. Canela: pode causar contrações uterinas e não existe uma quantidade segura para o seu consumo, por isso a eliminamos do cardápio;

    3. Chás: o consumo de chás não é indicado, pois alguns deles podem estimular as contrações;

    4. Alimentos ricos em açúcar: o consumo exagerado de doces/açúcar pode aumentar o risco de a mulher desenvolver diabetes gestacional, além do ganho de peso excessivo, que é altamente prejudicial à saúde do bebê;

    5. Bebida alcoólica: o álcool atravessa a placenta e pode ser prejudicial para o desenvolvimento do bebê, podendo causar má formação fetal;

    6. Adoçantes: tipos como o ciclamato de sódio podem atravessar a placenta e causar danos genéticos ao bebê.

    Por uma gestão mais tranquila e crianças mais saudáveis desde sempre!

    Quem está comigo nessa?

  • Folia saudável
    05/02/2016

    Para quem está se preparando para se jogar na folia carnavalesca, aqui vão algumas dicas preciosas da minha nutri, Dra Patricia Davidson Haiat!

    Aproveite enquanto ainda estamos na contagem regressiva e vá se prevenindo contra os excessos!
    DICA1
    Consuma bastante chá branco gelado antes de sair para os blocos de rua, que ajuda a contrabalançar os efeitos negativos do álcool no corpo. O alho também atua no processo de detoxificação do fígado, que é tão prejudicado nos dias de folia. Por isso, ele pode ser ingrediente chave dos molhos de saladas junto com azeite de oliva extra virgem e orégano.

    DICA2
    Couve, brócolis, couve-flor, repolho são alguns dos alimentos que fazem parte do grupo dos crucíferos, que auxiliam em todo processo de desintoxicação hepática. Portanto, são boas pedidas na luta contra a ressaca. Aposte no suco verde quando acordar e inclua os demais alimentos no almoço e jantar.

    DICA3
    A bebida alcoólica desidrata e o cuidado deve ser redobrado. Por isso, intercalar a bebida com água, água de coco ou suco natural vai fazer o corpo ficar mais preparado para as festas de carnaval. As refeições desses dias também devem ser completas e não podem deixar de existir. Se alimentar bem é importante para ter energia e não passar mal. Opte por arroz integral, quinoa, aveia e grãos como lentilha e grão de bico.

    DICA4
    Para evitar a ressaca, nunca beba de estômago vazio e lembre-se de que petiscos e salgadinhos fritos não são as melhores escolhas para “forrar” o estômago. Escolha nuts e pequenas porções de frutas secas.